Tags

, , ,

Nem só de Big Mac vive a rede mais famosa de sanduíches do mundo. As peculiaridades da rede McDonald’s acompanham a cultura gastronômica de cada lugar do mundo, com opções que vão do McSpaghetti filipino ao hambúrguer de lagosta no Canadá.

Até mesmo nos Estados Unidos da América, pátria-mãe da lanchonete, o cardápio tem suas variações regionais. O McRib é um sanduíche feito com costela de porco, uma das iguarias mais apreciadas pelos norte-americanos. Seus vizinhos canadenses podem apreciar nas lojas da rede o McLobster, um sanduíche de carne de lagosta, com molho de lagosta, num pão de hot dog, com um toque de alface e aipo picados.

Os italianos comem com mais sofisticação no restaurante dos arcos dourados, com quitutes como o Nuovo Ciociaro, feito em pão de focaccia sabor espinafre, molho funghi, frango empanado, cebola, alface e um queijo local da região da Ciociaria, Lazio (origem do nome do sanduíche), chamado Steccata di marolo. Os restaurantes McDonald’s na Itália também oferecem o Bocconcini di Parmegiana, bolinhos de berinjeja à parmegiana, com casquinha crocante.

Às quartas-feiras, o McDonald’s chinês dá descontos no segundo sanduíche, mas apenas para os detentores do cromossomo Y, ou seja, a promoção é válida apenas para homens. De sobremesa, os chineses podem, ainda, saborear tortinhas de feijões vermelhos, feijões verdes e batata doce. Apesar do sucesso em todo o mundo, a marca de Ronald McDonald não é a mais popular em fast food na China, quem ocupa essa posição é a rede KFC (Kentucky Fried Chicken), o mais amado restaurante ocidental no país.

Na China e no Japão, pode-se optar também por porções de milho no lugar das batatas fritas como acompanhamento. No Japão, além das tradicionais tortinhas doces, é possível saborear a torta de batata e bacon.

Nas Filipinas, há o Chicken McDo, coxas de frango empanadas acompanhadas por McSpaghetti, molho de tomate e queijo ralado ou arroz.

Para produzir sanduíches ao modo kosher, forma especial de preparar alimentos comum aos seguidores do judaísmo, o McDonald’s em Israel possui lojas com adaptações a fim de atender ao público judaico. A Argentina, além de Israel, também possui uma loja kosher dentre as franquias da marca.

Nos países do Oriente Médio existe o Mc Arábia é feito com o tradicional pão pita, frango ou kafta grelhada, disponível em países como Líbano, Arábia Saudita, Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Os restaurantes árabes da rede servem carnes e frangos abatidos ao modo halal, para atender aos seguidores do Islã.

Na terra das vacas sagradas, o tradicional Big Mac dá lugar ao Chicken Maharaja-Mac. Parte do menu indiano do McDonald’s é dedicada a iguarias apimentadas e bem temperadas, como os sanduíches e wraps preparados com paneer empanado, um queijo típico do sul asiático, além, é claro, das opções vegetarianas, como o McVeggie, sanduíche de pão, alface, maionese e com um mix de batatas, cenouras ervilhas e uma seleção de temperos indianos numa espécie de massa empanada.

No México nada mais apropriado que lançar o McBurrito. Os sanduíches também podem ter como acompanhamento as McPatatas, batatas cortadas em gomos e temperadas, servidas com molho McQueso.

E como não poderia deixar de ser, no Brasil também temos nossas peculiaridades culinárias, como o sanduíche que tem como ingredientes uma das combinações mais populares dentre nossos quitutes: o Frango com Catupiry, com o requeijão genuinamente brasileiro e também o mais popular do país

http://consumidormoderno.uol.com.br/na-pele-do-consumidor/mcdonald-s-pelo-mundo

Anúncios