Tags

,

social media

Com a constante mudança nas regras de algoritmos no Facebook muita gente pode se encontrar em um limbo de perguntas e respostas sobre quais estratégias ainda valem, quais os movimentos mais assertivos nas redes e por aí vão as dúvidas. Para o social media Nathan Mendenhall, a pergunta a direcionar tudo isso deve começar com  “o que esperamos obter do marketing de redes sociais?”.

Mendenhall reuniu 5 dos “principais motivos” pelos quais seus esforços de marketing de mídia social não estão funcionando da maneira que você esperava, confira.

Você está superestimando a “Comunidade”

A construção da comunidade é importante no marketing das redes sociais, porém a maioria dos profissionais da área mal entendem o tipo de comunidade que estão construindo.

Quando a maioria destes responsáveis pelas redes sociais pensam em uma “comunidade” social, eles imaginam milhares de pessoas reunidas em torno de sua marca, esperando pacientemente um conteúdo que irá melhorar imediatamente todas as suas vidas. Na realidade, você deve mostrar o valor do que a sua marca traz à mesa de forma educativa, informativa e orientada para o valor, com a esperança de que sua comunidade escolha SUA MARCA quando surgir a necessidade.

Temos que parar de fingir que as pessoas realmente querem ser amigas das marcas. Se você é um “marqueteiro” e discorda, tente rapidamente lembrar o primeiro e último nome das pessoas reais em sua comunidade. Você provavelmente não vai conseguir.

Uma vez que todos nós entendemos de forma realista sobre o tipo de comunidade que estamos tentando construir e o motivo de estarmos a construindo,  os resultados dos esforços de marketing de redes sociais melhorarão.

Você não é publicitário

Ainda fico confuso com a quantidade de profissionais de marketing que são avessos ao anúncio na mídia social, já que é, literalmente, a maneira mais econômica de alcançar um grupo direcionado de consumidores.

O “passeio livre” terminou e, de verdade, acabou por muito tempo. Embora nem todas as empresas tenham um grande orçamento para investir em publicidade, um pouco de investimento pode percorrer um longo caminho nas as mídias sociais.

Você se distrai com as táticas passageiras

Se você valorizar as táticas de estratégia, está condenado a falhar. Nenhuma quantidade de “hacks” ou “truques” vai se dimensionar para o seu negócio em mídias sociais.

Você precisa começar com o objetivo de seus esforços e trabalhar “para trás”, criando uma estratégia que o ajudará a alcançar seus objetivos de negócios de forma econômica.

Perceba que tudo o que faz leva tempo, e que você deve avaliar é a quantidade de tempo que gastará em uma atividade versus o que isso lhe dará. Você sabe, a velha conversa ROI.

Seja cauteloso com ações chamativas, elas geralmente se tornam obsoletas rapidamente.

Você não entende dados

Uma das maiores fraquezas potenciais de qualquer estratégia de marketing em redes sociais está em não entender os dados. Se você não pode medir, analisar e reagir aos dados criados pelas suas atividades sociais, você está essencialmente andando no escuro.

Enquanto isso, você também precisa investir tempo na compreensão de modelos de atribuição. O processo de consumo teórico de ‘ver postagem’, ‘clique link’ e ‘comprar produto’ quase nunca acontece. Os consumidores tendem a desistir antes de comprar, e ao não entender os dados por trás do seu público comercial, você pode interpretar mal a eficácia de suas campanhas.

Familiarize-se com o Facebook Insights, o Facebook Analytics (do Pixel) e o Google Analytics para que você compreenda exatamente o que seus esforços estão produzindo.

O sucesso com o marketing de redes sociais não é apenas sobre gostos, compromissos e compartilhamentos – de fato, essas estatísticas sozinhas são em grande parte irrelevantes para seus objetivos comerciais mais amplos.

Você age como uma grande marca, mas não é uma

Se pensa em remodelar sua estratégia de marketing de mídia social baseado na Coca-Cola ou a Nike, provavelmente você está mirando errado. Principais empresas como essas construíram o patrimônio da marca ao longo de décadas e, a menos que você esteja preparado para ir ao mercado com imensos orçamentos, a tentativa de pedir emprestado ideias provavelmente não funcionará.

As empresas de pequeno a médio porte têm que trabalhar de forma mais pesada (e inteligente) para reduzir o ruído nas mídias sociais. Nunca assuma que as pessoas simplesmente conheçam você, e que entenderão automaticamente o que você está tentando realizar. Seja realista, seja humilde e vá ao mercado com um plano homogêneo e inteligente para construir sua marca todos os dias.

Gaste o tempo e dinheiro criando conscientização e prospecção de novos clientes. Com o tempo, sua marca crescerá.

Uma vez que você parar de cometer os erros acima, certamente verá uma melhoria lenta e constante para seus esforços de mídia social. É hora de realmente usar as mídias sociais para o marketing, garante Nathan Mendenhall, que escreve para o Social Media Today.

http://adnews.com.br/social-media/dificuldades-com-suas-redes-sociais-estas-5-dicas-sao-para-voce.html

Anúncios