Tags

, , , ,

Há 18 anos, o site Sleeping in Airports (Dormindo em Aeroportos) realiza uma pesquisa com seus seguidores que tem como objetivo eleger os melhores e piores aeroportos do mundo, de acordo com a percepção dos próprios passageiros.

Para chegar ao resultado, o site pede aos leitores que avaliem quatro diferentes aspectos em cada um dos locais: o Conforto (quão cômodos são os lugares disponíveis para sentar), a Conveniência (se oferece opções de alimentação ou internet gratuita, por exemplo), a Limpeza (não apenas dos banheiros, mas de todo o espaço de circulação de pessoas) e o Atendimento ao Cliente (a qualidade do atendimento dos funcionários).

Mas além destes, há ainda o fator ZZZ, que é uma tentativa de ponderar qual a qualidade dos cochilos que é possível tirar nos aeroportos em avaliação. Confira nesta galeria os resultados desta pesquisa.

1º – Aeroporto Internacional Singapore Changi (Cingapura)

1º - Aeroporto Internacional Singapore Changi (Cingapura)Pelo 18º ano consecutivo, o Aeroporto Internacional Singapore Changi é eleito o melhor do mundo. De acordo com o site, o local impressiona pela equipe atenciosa e pelas amenidades proporcionadas aos passageiros.

O aeroporto conta com piscinas e cinemas, além de oferecer internet gratuita e pontos de recarga de bateria de dispositivos eletrônicos. Quanto ao fator ZZZ, foram elogiados os espaços de descanso e suas poltronas reclináveis

2° – Aeroporto Internacional de Seoul Incheon (Coreia do Sul)

3/23 DNC/Flickr
2° - Aeroporto Internacional de Seoul Incheon (Coreia do Sul)

Localizado na capital da Coreia do Sul, este aeroporto é elogiado especialmente pela limpeza. Um dos destaques fica por conta da Korean Cultural Street, um espaço no qual há uma série de restaurantes de culinária típica, além de shows.

Fator ZZZ: de acordo com o site, o local oferece uma grande quantidade de zonas de descanso e filas de assentos que não contam com apoio para os braços, uma característica que facilita a vida de quem quer deitar para tirar uma soneca.

3° – Aeroporto Internacional de Helsinque (Finlândia)

4/23 Helsinki Airport/Facebook
3° - Aeroporto Internacional de Helsinque (Finlândia)

O aeroporto finlandês é referência nos quatro principais aspectos avaliados pelos leitores (Conforto, Conveniência, Limpeza e Atendimento ao Consumidor). Dentre os serviços mais elogiados estão um de troca de livros e o leitor digital de passaportes, novidade que eliminou filas para embarque e desembarque.

Quanto ao fator ZZZ, o site explica que no início das votações desta edição da pesquisa, o aeroporto havia acabado de inaugurar um espaço com camas e poltronas reclináveis. O local foi instalado por apenas três meses como uma espécie de teste, mas a expectativa é que ele se torne uma atração permanente.

4° – Aeroporto Internacional de Munique (Alemanha)

5/23 Divulgação
4° - Aeroporto Internacional de Munique (Alemanha)

A eficiência dos serviços e a facilidade com a qual é possível se locomover neste aeroporto foram as características mais celebradas pelos leitores do site. No fator ZZZ, o local também não deixou a desejar. Segundo o Sleeping in Airports, há muitos assentos sem suporte para braços e áreas de descanso com poltronas reclináveis. Tudo muito silencioso e agradável.

5° – Aeroporto Internacional de Vancouver (Canadá)

6/23 Divulgação
5° - Aeroporto Internacional de Vancouver (Canadá)

“Bonito, confortável, limpo e amigável”. É assim que começa a descrição deste aeroporto canadense. Dentre os destaques do local estão o aquário, as opções de alimentação e as áreas de descanso.

Fator ZZZ: segundo o site, há muitos assentos sem apoio para braços e foi recentemente inaugurado um espaço com assentos que contam com suporte para os pés. Outra facilidade oferecida para descanso são as dezenas de pufes que podem ser movimentados de acordo com o desejo da pessoa.

….

Agora veja quais os aeroportos mais mal avaliados pelos viajantes do Sleeping in Airports

1° – Aeroporto Internacional de Islamabad Benazir Bhutto (Paquistão)

13/23 Wikimedia Commons
1° - Aeroporto Internacional de Islamabad Benazir Bhutto (Paquistão)

O pior aeroporto na visão dos leitores é o principal do Paquistão. Segundo o site, os votantes chegaram a compará-lo a uma prisão por conta da quantidade de pessoas que circulam por lá sem qualquer organização, a corrupção dos fiscais e as revistas por vezes agressivas feitas aos turistas.

Foram ainda criticadas a falta de internet e a sujeira no local. O site lembra, contudo, que o país irá estrear um novo aeroporto em 2016, então há esperança de que a situação das pessoas em passagem pelo Paquistão possa melhorar.

2° – Aeroporto Internacional de Jeddah King Abdulaziz (Arábia Saudita)

14/23 Wikimedia Commons
2° - Aeroporto Internacional de Jeddah King Abdulaziz (Arábia Saudita)

Localizado nas proximidades de Meca, cidade considerada como sagrada por muçulmanos do mundo inteiro, o aeroporto é um dos que mais recebe passageiros na Arábia Saudita. Os votantes criticaram a estrutura geral do local, descrito como sujo por muitos. A filas para embarque e desembarque são longas e os fiscais são rudes. Além disso, não há muitos assentos disponíveis.

O site espera que este cenário mude no ano que vem, quando deve ser inaugurado um novo aeroporto.

3° – Aeroporto Internacional de Kathmandu Tribhuvan (Nepal)

15/23 calflier001/wikimedia commons
3° - Aeroporto Internacional de Kathmandu Tribhuvan (Nepal)

Os votantes da pesquisa não pouparam críticas ao aeroporto de Kathmandu, descrito por muitos como uma “rodoviária localizada em uma vizinhança empobrecida”. A limpeza deixa a desejar e não há ar condicionado. O site reconhece as críticas dos seus leitores, mas lembra que o local é o principal aeroporto de um dos países mais pobres do mundo.

4° – Aeroporto Internacional de Manila Ninoy Aquino (Filipinas)

16/23 Jill Shih/Wikimedia Commons
4° - Aeroporto Internacional de Manila Ninoy Aquino (Filipinas)

O aeroporto da cidade de Manila foi, por três anos consecutivos, considerado o pior do mundo pelos votantes da pesquisa. Mas este ano uma leve melhora em sua estrutura o tirou do topo. As críticas ficam em torno da limpeza dos banheiros, longas filas, poucos assentos disponíveis e o péssimo atendimento dos funcionários.

Contudo, o site lembra, que desde o ano passado, o aeroporto vem passando por uma série de reformas que contribuíram, por exemplo, para uma redução nas filas enfrentadas pelos passageiros. A reestruturação do local deve ser finalizada no ano que vem.

5° – Aeroporto Internacional de Tashkent (Uzbequistão)

17/23 Aleksandr Zykov/Wikimedia Commons
5° - Aeroporto Internacional de Tashkent (Uzbequistão)

Principal aeroporto da Ásia Central, o local passou por uma série de reformas recentemente, mas continua a decepcionar os viajantes que passam por lá. De acordo com o site, o serviço oferecido pelo Tashkent foi criticado em toda a sua extensão: do atendimento nos balcões até as filas de embarque. “Dormir neste aeroporto é fortemente desencorajado”.

Lista completa em: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/os-melhores-e-piores-aeroportos-na-visao-dos-viajantes/lista

Anúncios