Tags

, , ,

O Laboratório de Opinião Pública, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, iniciará suas atividades promovendo o Seminário Maffesoli, abordando a temática ‘Redes Sociais, Tribos e Sentidos’. O evento contará com mesas-redondas, conferências e apresentações de trabalhos dos doutorandos do Programa Doutorado Institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e UFMA (Dinter PUC/UFMA).

O objetivo é trazer para discussão questões que reflitam e levem ao entendimento das características e anseios próprios dessas tribos sociais. Desta maneira, o seminário contará com a presença dos professores da PUC do Rio Grande do Sul, Eduardo Pase, que ministrará a palestra ‘Sobre as categorias de Michel Maffesoli’, e de Antônio Hohfeltd, que participará da mesa-redonda ‘As redes e a produção do presente’, juntamente com o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Francisco Gonçalves.

Também haverá a conferência de um dos grandes nomes do evento, o professor francês da Universidade de Paris-Descartes, Michel Maffesoli, sobre ‘Redes, tribalismo e sentidos’. Cada um destes professores tem um conceito do que são tribos sociais. O estudo do professor Maffesoli, trabalha as tribos procurando entender como elas se comportam na sociedade moderna. O trabalho dele defende que primeiro tem que haver uma busca para o entendimento de todos os aspectos dessas tribos, despindo os conceitos e preconceitos para saber como estas tribos funcionam.

O evento é aberto a todas as áreas que tiverem interesse nas discussões trazidas por Maffesoli. As inscrições para profissionais são de R$ 20 e para estudantes de graduação R$ 10. As matrículas estarão abertas do dia 18 de agosto a 12 de setembro, no Departamento de Comunicação Social, das 14h às 18h.

Saiba mais

O Laboratório de Opinião Pública da UFMA foi pensado principalmente para atender as necessidades do curso de Comunicação Social, especialmente a habilitação de Relações Públicas, que possui estudos voltados à questão de opinião do público. Assim, funcionará com projetos de professores e alunos no Departamento de Comunicação Social, embora seja um laboratório aberto a toda comunidade da Universidade.

http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=43713

Anúncios