Tags

, , , ,

“O mundo funciona em movimento, o mercado é vivo e as imagens de moda não podem ficar paradas”. Com essa frase, o fotógrafo Jacques Dequeker justifica sua nova paixão: os filmes de moda. Impulsionado por este entusiasmo, ele decidiu criar a São Paulo Fashion Film Festival (SPFFF), uma mostra de vídeos de moda marcada para acontecer em novembro de 2012.

A iniciativa brasileira está sendo organizada em parceria com Fred Sweet, diretor do La Jolla Fashion Film Festival, maior encontro de diretores de filmes de moda, com nomes como Karl Lagerfeld, Bruce Weber, Lucca Finotti e o próprio Dequeker, que acontece na Califórnia, nos Estados Unidos.

“A ideia é que o SPFFF seja uma mostra internacional. Jeff vai selecionar 20 filmes estrangeiros e a nossa equipe vai escolher 20 nacionais. Tenho consciência que ainda estamos no começo, que talvez a qualidade não seja a mesma, mas o importante é começar, mostrar para as pessoas que é um objetivo possível e incentivar toda essa turma nova, que tem uma relação muito mais íntima com o mundo digital”, contou Dequeker com exclusividade para o MODASPOT.

O evento terá dois dias de atividades, com palestras, debates e, claro, exibição das peças escolhidas. Por ser uma mostra, não haverá caráter competitivo, nem premiação. “O que a gente quer é aproximar as pessoas da cultura do filme de moda. Queremos que elas entendam que isso já faz parte do nosso presente. Fazer com que os clientes, os publicitários e as pessoas que circulam no mercado saibam da importância deste tipo de trabalho”, diz, lembrando que além de apresentar o conceito da marca ou da coleção, é também uma ótima maneira de mostrar a roupa em todas as suas dimensões.

Primeiros takes

Sócio da Cavallaria Filmes, com mais de 100 produções no portfólio, Dequeker se encantou por esta linguagem há quatro anos, durante uma conversa com sua agente, em Nova York. “Ela me disse que Steven Meisel tinha comprado uma câmera para filmar suas sessões de fotos. Adorei a ideia, também comprei uma e comecei a fazer uns testes. Para mim, o sistema todo já se inverteu. Agora eu crio o filme, capto as imagens e depois capturo um frame para usar como foto”, exemplifica.

Assista abaixo a um filme produzido pela Cavalaria para a revista ELLE:

http://vimeo.com/38761302

http://modaspot.abril.com.br/cultura-fashion/cultura-arte-fotografia-exposicoes/spfff-o-movimento-da-moda-em-movimento

Anúncios