Tags

, , , , , , ,

A grande obra do mais celebre autor da literatura infanto-juvenil brasileira volta neste sábado às telinhas, com a estreia pela Rede Globo de mais uma série televisiva do “Sítio do Picapau Amarelo” – desta vez, em animação. O primeiro dos 26 episódios já produzidos, “Em Algum Lugar”, é baseado no primeiro livro do sítio, “Reinações de Narizinho”, e vai ao ar às 10h45.

Marcando a infância dos brasileiros desde 1921, agora chega mais uma oportunidade para a geração atual conhecer as aventuras de Narizinho, seu primo Pedrinho e a boneca Emília, no sítio da avó, Dona Benta. Ao lado de personagens como o visconde de Sabugosa e a cozinheira Tia Nastácia, as crianças e a boneca encontram figuras famosas do folclore brasileiro, como o Saci e a Cuca.

O novo desenho é fruto de uma parceria da Globo com o estúdio de animação Mixer (Reprodução)

A obra do paulista Monteiro Lobato mescla elementos do folclore brasileiro e da sabedoria popular no bucólico e prosaico ambiente rural – mas ainda assim, continua sempre moderna. E o diretor Humberto Avelar compara com um sucesso contemporâneo: a série Harry Potter, da inglesa J.K. Rowling. “As histórias sobre medos, fantasias, aventuras, bruxas e princesas são universais, como mostra Harry Potter. E o nosso Sítio é melhor que ele”, declara.

E nas telinhas, o Sítio é um sucesso desde a década de 50, com adaptações na TV Tupi (de 1952 até 1962), na Cultura (1964), na Bandeirantes (1967 à 1969) e na Rede Globo (de 1977 à 1986, e novamente entre 2001 e 2006). É com o tema de abertura da série dos anos 70 que a nova versão do Sítio abre sua trilha sonora – pois como afirma Avelar, é difícil imaginar o sítio sem a canção de Gilberto Gil.

Com direção de Avelar e design do paulista Bruno Okada, o novo desenho é fruto de uma parceria da Globo com o estúdio de animação Mixer (de “Escola pra Cachorro”, do canal Nickelodeon). Okada foi escolhido entre outros oito artistas, para criar o novo visual do sítio – inspirada pelo estilo simples e expressivo de “As Meninas Super Poderosas”.

A série já foi comprada pelo canal a cabo Cartoon Network, para exibição na América Latina, e deve ser comercializado para canais de todo o mundo na MipTV – feira de animação que ocorre em Cannes no mês de abril.

O que: Estréia “Sítio do Pica Pau Amarelo”
Quando: Sábado, às 10h45
Canal: Globo

http://www.ocorreiodopovo.com.br/variedades/o-sitio-do-picapau-amarelo-volta-a-tv-neste-sabado-9485564.html