Tags

, , , , , ,

Após uma temporada no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, a exposição Saul Steinberg – As aventuras da linha chega a São Paulo, onde entrou em cartaz na Pinacoteca do Estado neste sábado (e fica até 6 de novembro). A mostra reúne cerca de 110 desenhos pertencentes ao acervo da Saul Steinberg Foundation e realizados pelo artista gráfico entre 1940 e 1960.

Com curadoria da historiadora Roberta Saraiva, a exposição traz 43 trabalhos restaurados do artista que ficou conhecido por questionar a rotina. Alguns de seus trabalhos eram feitos com apenas uma linha. “Steinberg costumava trabalhar um tema ou motivo até esgotá-lo, produzindo longas séries de variações gráficas”, explica Roberta.

Entre os desenhos, encontram-se desde croquis arquitetônicos até figuras como trens, pássaros, gatos, vaqueiros, mulheres em casacos de pele ou bombardeios. Também estão expostos os murais que o artista criou para a Triennale da Milão em 1954, em formato de rolo.

Integram ainda a mostra dois trabalhos com inspiração brasileira – Pernambuco e Grande Hotel de Belém – que foram realizados a partir de desenhos de anotação e de cartões-postais colecionados por Steinberg durante uma viagem pelo país em 1952, ano de sua primeira individual no Brasil, realizada no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Nascido em 1914 na Romênia, Steinberg estudou arquitetura em Milão, mas se mudou em 1941 para Nova York, onde se casou com a pintora Hedda Sterne, e viveu até o fim da vida, em 1999. Foi ali que ele conquistou reconhecimento como um dos mais importantes artistas gráficos do século 20, com desenhos publicados nas principais revistas do país, como a The New Yorker, onde colaborou durante 60 anos.

Saul Steinberg – As aventuras da linha
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo
Data: de 03 de setembro a 06 de novembro
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada: R$ 6. Gratuita aos sábados

http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/e-a-vez-de-sp-ver-saul-steinberg-de-perto