Tags
Estádio do Morumbi, fotográfo, Pedro Martinelli, Rio Tarumã, Senac Lapa Scipião, Transamazônica, Um Fotógrafo Viajante
O Senac Lapa Scipião, em São Paulo, inaugura hoje a exposição Um fotógrafo viajante, de Pedro Martinelli. Com curadoria de João Kulcsár, a mostra reúne 26 fotografias em preto e branco, registrando momentos importantes na carreira do fotógrafo, e que figuram no livro Martinelli, Pedro.
Por ocasião da abertura, os fotógrafos Pedro Martinelli e Roberto Linsker, editor da Terra Virgem Editora, realizam, às 19h15, palestra aberta ao público sobre o livro, que reúne 64 imagens que vão da Amazônia à cidade de São Paulo dos anos 1970, incluindo políticos e celebridades, feitas durante os 40 anos de carreira de um dos maiores fotógrafos do país. Serão recontadas todas as etapas de produção, desde a concepção e conceituação editorial, passando pela edição e digitalização de imagens, até os processos de pré-impressão, impressão e acabamento.
Nascido em 1950 em Santo André, região metropolitana de São Paulo, Pedro Martinelli começou sua carreira como repórter fotográfico para A Gazeta Esportiva e passou por veículos como O Globo, Veja e outros da Editora Abril. Famoso pelo olhar voltado para a imensidão da floresta, chegou à Amazônia pela primeira vez em 1970, em companhia dos irmãos Villas Bôas. Foi desse primeiro contato com a natureza e os índios que originaram alguns de seus trabalhos mais famosos.
Um Fotógrafo Viajante – Pedro Martinelli
Local: Senac Lapa Scipião
Endereço: Rua Scipião, 67, Lapa, São Paulo
Data: de 29 de agosto a 8 de outubro
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 21h, sábado, das 8h às 15h
Entrada franca
Transamazônica, PA, 1974 (Foto: Pedro Martinelli)