Tags

, , , , , ,

Repetindo a parceria de sucesso do ano passado, o Globo Universidade apoia a segunda edição do Projeto Adaptação: A Literatura no Cinema. A mostra, que acontece entre 23 de agosto e 4 de setembro, no Rio de Janeiro, se consagrou como festival de produção literária e cinematográfica latino-americana. Este ano, o evento apresenta um conto inédito de João Paulo Cuenca, escrito especialmente para ser adaptado na Oficina de Produção de Curta-Metragens.

Durante o evento, cinéfilos amadores e profissionais podem conferir a mostra de filmes adaptados raros ou nunca exibidos no país, seguidos de debates. Outra atração do festival é o Laboratório de Roteiros de Longas-Metragens, que conta com a consultoria da renomada cineasta mexicana Paz Alicia Garciadiego. Os seis argumentos de longas-metragens selecionados no Laboratório serão analisados pelo diretor Walter Lima Jr. e pelo roteirista David França Mendes. Também participam do festival a atriz Leandra Leal, a roteirista Rita Toledo e a jornalista Carolina Benjamin.

Leandra Leal (Foto: Divulgação TV Globo)A atriz Leandra Leal é uma das participantes do festival (Foto: Divulgação TV Globo)

Entre os destaques da mostra estão Lista de Espera (Cuba, 2000), de Juan Carlos Tabio, em versão inédita, e Memórias do Subdesenvolvimento (Cuba, 1968), de Tomás Gutierrez Alea. No circuito nacional estão as duas versões adaptadas da obra Brás Cubas, de Machado de Assis: Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, e Brás Cubas (1985), de Julio Bressane. A programação está disponível no site do evento: http://www.literaturanocinema.com.br/2011/

Serviço:
Projeto Adaptação: A Literatura no Cinema
De 23 de agosto a 04 de setembro
Local: Caixa Cultural – Av. Almirante Barroso, 25, Centro – RJ
Espaço Sesc – Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana – RJ

 www.redeglobo.globo.com

Anúncios