Tags
americana Swoon, Art Nouveau, arte na rua, artista frances, artistas argentinos, cultura pop, De fora e de dentro, design gráfico setentista, grafite, Invader, MASP
No ano passado, artistas de rua como a dupla Osgemeos ganharam as paredes do Masp, em São Paulo, numa mostra que terminou de alçar a arte urbana ao mainstream. Agora, o museu retoma a ideia e abre uma segunda versão da exposição, com artistas internacionais, a partir desta quarta-feira (17).

Pensada para extrapolar os limites do museu, “De fora e de dentro” é um evento que já começou pela cidade. Clique no mapa e verá a localização de todos os alienígenas de videogame deixados pelo francês Invader nos muros e esquinas de São Paulo. Sua chegada à cidade foi discreta e aos, poucos, foi sendo percebida por fãs, que passaram a encontrar e registrar os pequenos mosaicos nas redes sociais.

Outro trabalho reconhecido pelos transeuntes antes da largada oficial da mostra é o do artista JR, famoso por colar fotos em tamanho gigante em espaços públicos. No tapume do prédio anexo ao Masp, JR reproduziu uma foto da coleção do museu onde se veem índios brasileiros em meio a um conflito agrário. É mais uma provocação política do francês, que ganhou fama ao colocar rostos de árabes e israelenses lado a lado em zonas de conflito – mostrando que, no fundo, povos em guerra podem ter muitas semelhanças.

Participam também da exposição os argentinos Tec, Defi e Chu, três artistas mergulhados no mundo de grafite, cultura pop, skate e animação. Enquanto Chu brinca com bonecos ingênuos e infantis, Tec faz suas gravuras escaparem da tela, em “acidentes” propositais. Diferentes nas técnicas, os convidados têm algo em comum além dos flertes com o grafite: fazem arte para tocar muita gente ao mesmo tempo, seja procurando a rua, seja escolhendo temas atuais.

O tcheco Point promove festas e eventos em seu bunker, onde trabalha em coletivo com outros artistas. O francês Guilo, ou Remed, faz murais de comunidades na África a cidade europeias com um estilo figurativo que mescla art nouveau e o design gráfico setentista. A americana Swoon é a única mulher do time e deve chegar à cidade em setembro. Ela é conhecida por fazer grandes instalações com papel e comandar projetos sociais, como a construção de moradias temporárias para as vítimas do terremoto no Haiti.
A exposição no Masp fica em cartaz até 23 de dezembro, com atividades paralelas durante todo o período. Para consultar a programação, acesse: http://masp.art.br/
SERVIÇO
De dentro e de fora
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578.
Horários: De terça a domingo, das 11h às 18h. Às quintas, das 11h às 20h.
Ingressos: R$ 15. Às terças-feira, a entrada é livre.
Revista Marie Claire