Tags

, , , , , ,

O Brasil é um país culturalmente muito rico, está certo que produzir arte e viver de arte no Brasil é, de fato, um pouco mais complicado que em muitos países mais desenvolvidos e com uma tradição de valorização da expressão artística mais antiga.

Mas, a economia nacional vem borbulhando e novas oportunidades aparecendo. Com isso, os olhos do mundo se viraram para o nosso lado do globo e
ser um ‘artista brasileiro’ já soa diferente. Foi nesse contexto que surgiu a Braziliality, uma organização independente que atua como uma plataforma para a arte e a cultura brasileira na Europa.

Criado em 2008 por Alicia Bastos, o Braziliality tem sede em Londres e preenche uma lacuna no mercado das artes tanto no Brasil quanto no contexto europeu. Este ano, a galeria da Foreman’s Smokehouse, no leste da cidade, abriu seu espaço para o Braziliality comemorar seu terceiro ano de vida num festival que reuniu mais de 40 artistas durante o último final de semana. Milhares de visitantes e curiosos passaram por lá durante o Hackney Wicked – festival de artes no bairro de Hackney – que trouxe não só os brasileiros mas muitos estrangeiros, artistas e londrinos em geral para conferir a vernissage e a abertura da exposição que traz o melhor do que está saindo do mundo artístico do Brasil. “O Brasil e sua cultura são carismáticos e este é um momento de grande abertura e interesse internacional. Existe uma curiosidade sobre o potencial criativo do brasileiro e pessoas do mundo todo que se interessam pela nossa música, cinema e arte contemporânea formam o público do Braziliality”, comenta Alicia. “Artistas, profissionais da indústria criativa e agências de comunicação estão todos de olho no que o Brasil está produzindo”, completa.

A organização seleciona os artistas e os carrega pela mão, guiando o processo de
fazer contatos, de como se apresentar, enfim, de como fazer as coisas acontecerem de maneira que seu talento receba o suporte e a visibilidade que merece. E a quantidade de artistas brasileiros que buscam educação internacional tem aumentado com o desenvolvimento econômico do país. Tudo isso, em conjunto, promove a cultura brasileira no exterior gerando mais interesse e respeito pelo nosso país aqui fora.

A exposição dos 3 anos da organização vai até o dia 30 de Agosto.

Leia mais sobre o Braziliality no site oficial ou entre em contato pelo email all@braziliality.org

Veja alguns trabalhos que fizeram parte da exposição

Bruno Figueiredo

Prozak

Narcélio Grud
http://modaspot.abril.com.br/cultura-fashion/cultura-arte-fotografia-exposicoes/braziliality-saiba-mais-sobre-o-projeto-que-leva-a-arte-brasileira-para-o-exterior?page=2

Anúncios