Tags

, , , , , ,

Ícone de estilo há 26 anos, papel de Regina Duarte na novela encontra similares nas passarelas do verão 2012 e nos blogs de street style

Foto: ReproduçãoViúva Porcina e Anna Dello Russo no desfile da coleção Lanvin pour H&M (Reprodução)

Começou nesta semana, no canal pago Viva, a reprise de uma das mais icônicas novelas da TV brasileira: Roque Santeiro. Produzida pela Rede Globo e escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, foi com ela que Regina Duarte já queridinha do Brasil consagrou-se com um dos melhores papéis de sua carreia: a Viúva Porcina. E o timing não podia ser melhor pelo menos em termos de moda.

Fazendo valer a máxima de que quem dita moda no Brasil não são os estilistas, mas as novelas, Porcina – com sua exuberância sem limites, falso glamour e luxo exageradamente equivocado – tornou-se não só reflexo da moda de toda uma geração de excessos, como virou também ícone inspiracional para muita perua enrustida. Pense bem, a novela foi exibida entre junho de 1985 e fevereiro de 1986, auge dos anos 1980, com direto a todos os clichês de estilo desta década.

Mas será que o estilo de Viúva Porcina continua mesmo tão datado assim?

Foto: Getty Images e Reprodução

Detalhe de look do verão 2011 de Marc Jacobs e imagem de Viúva Porcina (Getty Images e Reprodução)

Foto: Reprodução

A stylist francesa e musa dos blogs de street style Catherine Baba e duas imagens de Regina Duarte como Viúva Porcina (Reprodução)

Foto: Reprodução e Getty Images

Viúva Porcina e look do verão 2011 de Marc Jacobs (Reprodução e Getty Images)

Foto: Reprodução e Getty Images

Viúva Porcina e look do verão 2011 da Moschino (Reprodução e Getty Images)

Desconsidere o make carregado (tipo blush de cartão) e concentre-se apenas nas roupas. Lenços e turbantes, maxiacessórios, maxijoias, maxióculos, maxilaços, profusão de volumes, cores fortes, estampas… Tudojuntoaomesmotempo! Nada muito diferente das listas de tendências do verão 2012, ou do verão 2011 do hemisfério norte, não é? Neo-barroco tropical, color block, mais é mais, bijux e acessórios exagerados, tudo em nome da diversão fashion anti-chatice-minimalista, apontando os rumos da estação mais quente do ano. Ou seja, Porcina nunca foi tão fashion. 26 anos depois e seu estilo continua sendo referência.

Ok, é verdade que agora as proporções e silhuetas são mais favoráveis e há uma dosagem e equilíbrio maior de todos os elementos que compõem o look. Mas aquele feeling de se divertir com as próprias roupas continua intocável. Afinal, em tempos que a moda anda se levando tão a sério, um pouco de montação e diversão não faz mal a ninguém.

Veja abaixo alguns looks do nosso verão 2012 que encontrariam lugar cativo no armário de Porcina.

Foto: Agência FotositeLooks Neon, Cavalera, Têca e Alexandre Herchcovitch, tudo verão 2012 (Agência Fotosite)

http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI249994-17100,00-VIUVA+PORCINA+PERSONAGEM+DE+ROQUE+SANTEIRO+E+REFERENCIA+DE+MODA+AINDA+HOJE.html

Anúncios