Tags
canal Viva, color block, Marc Jacobs, maxiacessórios, Regina Duarte, Roque Santeiro, Viúva Porcina
Ícone de estilo há 26 anos, papel de Regina Duarte na novela encontra similares nas passarelas do verão 2012 e nos blogs de street style
Viúva Porcina e Anna Dello Russo no desfile da coleção Lanvin pour H&M (Reprodução)
Começou nesta semana, no canal pago Viva, a reprise de uma das mais icônicas novelas da TV brasileira: Roque Santeiro. Produzida pela Rede Globo e escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, foi com ela que Regina Duarte já queridinha do Brasil consagrou-se com um dos melhores papéis de sua carreia: a Viúva Porcina. E o timing não podia ser melhor pelo menos em termos de moda.
Fazendo valer a máxima de que quem dita moda no Brasil não são os estilistas, mas as novelas, Porcina – com sua exuberância sem limites, falso glamour e luxo exageradamente equivocado – tornou-se não só reflexo da moda de toda uma geração de excessos, como virou também ícone inspiracional para muita perua enrustida. Pense bem, a novela foi exibida entre junho de 1985 e fevereiro de 1986, auge dos anos 1980, com direto a todos os clichês de estilo desta década.
Mas será que o estilo de Viúva Porcina continua mesmo tão datado assim?
Detalhe de look do verão 2011 de Marc Jacobs e imagem de Viúva Porcina (Getty Images e Reprodução)
A stylist francesa e musa dos blogs de street style Catherine Baba e duas imagens de Regina Duarte como Viúva Porcina (Reprodução)
Viúva Porcina e look do verão 2011 de Marc Jacobs (Reprodução e Getty Images)
Viúva Porcina e look do verão 2011 da Moschino (Reprodução e Getty Images)
Desconsidere o make carregado (tipo blush de cartão) e concentre-se apenas nas roupas. Lenços e turbantes, maxiacessórios, maxijoias, maxióculos, maxilaços, profusão de volumes, cores fortes, estampas… Tudojuntoaomesmotempo! Nada muito diferente das listas de tendências do verão 2012, ou do verão 2011 do hemisfério norte, não é? Neo-barroco tropical, color block, mais é mais, bijux e acessórios exagerados, tudo em nome da diversão fashion anti-chatice-minimalista, apontando os rumos da estação mais quente do ano. Ou seja, Porcina nunca foi tão fashion. 26 anos depois e seu estilo continua sendo referência.
Ok, é verdade que agora as proporções e silhuetas são mais favoráveis e há uma dosagem e equilíbrio maior de todos os elementos que compõem o look. Mas aquele feeling de se divertir com as próprias roupas continua intocável. Afinal, em tempos que a moda anda se levando tão a sério, um pouco de montação e diversão não faz mal a ninguém.
Veja abaixo alguns looks do nosso verão 2012 que encontrariam lugar cativo no armário de Porcina.
Looks Neon, Cavalera, Têca e Alexandre Herchcovitch, tudo verão 2012 (Agência Fotosite)
Pingback: Moda atual da novela Roque Santeiro – cabelos enrolados, batom vermelho e calças coloridas « Tendências e Consumo
Pingback: 25 anos depois, moda de Roque Santeiro está mais viva do que nunca « Tendências e Consumo