O IV Festival de Cinema Integrado UPF será realizado no dia 1º de junho, no Centro de Eventos da UPF, Campus I. A atividade é organizada pelo Centro de Ensino Médio Integrado UPF, idealizada pelo componente curricular de Literatura Brasileira.

Coordena os trabalhos a professora Nara Marley Aléssio Rubert. Segundo ela, o objetivo é aproximar os alunos da leitura de obras da literatura brasileira. O Festival é uma Mostra Estudantil competitiva de curtas de cinco minutos, baseados em obras literárias. A ideia surgiu em 2008 e já teve mais de 1500 pessoas acompanhando os trabalhos.

Nesta edição, os textos literários trazem os contos “Almas agradecidas” de Machado de Assis, “O feiticeiro e o deputado” de Lima Barreto, “Colcha de Retalhos” de Monteiro Lobato, “Viagem a Petrópolis” de Clarice Lispector, “A volta do marido pródigo” de João Guimarães Rosa e “O noivo” de Lygia Fagundes Telles. Serão seis curtas concorrendo aos prêmios.

O corpo de jurados será formado por profissionais e artistas de renome e as categorias que serão premiadas são: Melhor Filme, Melhor Atriz; Melhor Ator; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Fotografia; Melhor Direção, Melhor Sonoplastia e Melhor Cartaz.

Produção em equipe

Para que os filmes possam ser produzidos e organizados, uma equipe auxilia os alunos. A leitura, adaptação, encenação e filmagem são feitas pelos estudantes do 3º ano e as orientações técnicas sobre cinema são dadas pelos professores Bibiana de Paula Friderichs e Cleber Nelson Dalbosco, da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC).

Acompanham o desenvolvimento dos grupos os acadêmicos Ana Luisa Raimundi Lago, Luisa dos Santos, Arthur Cerri e Cerri e Rafael Feresolis, também da FAC, proporcionando assim a interação entre o Integrado UPF e os cursos de graduação. A edição e finalização e feita nos laboratórios da FAC.

O IV Festival de Cinema Integrado UPF é aberto à comunidade e inicia às 20h. O público está convidado a colaborar com 1kg de alimento não perecível ou um agasalho para ser entregue ao Asilo Nossa Senhora Aparecida do bairro Vera Cruz, em Passo Fundo.

http://wp.clicrbs.com.br/passofundo/2011/05/27/estudantes-apresentarao-a-literatura-brasileira-por-meio-do-cinema/

Anúncios